O veleiro Azzam (Abu Dhabi Ocean Racing), comandado pelo britânico Ian Walker, venceu hoje a quinta etapa da Volvo Ocean Race, em Itajaí, no Brasil, e reforçou a liderança da classificação geral da prova.

O barco dos Emirados Árabes Unidos cruzou a linha de chegada 18 dias, 23 horas e 30 minutos depois da largada dada em Auckland (Nova Zelândia) para a etapa-rainha desta regata oceânica com escalas, em que os concorrentes enfrentaram ventos fortes, grande ondulação e a passagem no Cabo Horn, no extremo sul do continente americano, antes de completarem as cerca de 6.800 milhas de percurso (perto de 12.600 quilómetros).

O veleiro espanhol Mapfre (comandado por Iker Martinez), o americano-turco Alvimedica (Charlie Enright) e o holandês Brunel (Bouwe Bekking) chegaram nas posições seguintes, por esta ordem, somente alguns minutos após a entrada do Azzam em Itajaí, no estado de Santa Catarina, sul do Brasil.

Estes quatro barcos - VOR65, monocascos de 20 metros rigorosamente iguais - travaram uma intensa luta pela vitória e o desfecho da etapa foi incerto até ao final.

Com uma tripulação totalmente feminina comandada pela britânica Sam Davies, o sueco SCA sofreu danos no leme e é o único ainda a velejar. No momento em que os outros terminaram, estava a cerca de 600 milhas do porto brasileiro, onde é esperado somente na terça ou na quarta-feira.

O chinês Dongfeng, que ficou sem mastro a 30 de março ainda no Pacífico, prossegue o sua rota a motor até Itajaí, onde o 'skipper' francês Charles Caudrelier espera conseguir reparar os estragos a tempo da partida para a sexta etapa, a 19 de abril, em direção a Newport, nos Estados Unidos.

A sétima das nove etapas desta prova de circum-navegação mundial liga Newport a Lisboa, onde se prevê que os veleiros cheguem entre 23 e 27 de maio, antes de partirem a 06 de junho, rumo a Lorient. A nona 'manga' une o porto francês a Gotemburgo, na Suécia, onde se completam as 38.739 milhas náuticas (cerca de 71.745 quilómetros).