A equipa de andebol do FC Porto venceu ontem o Sporting da Horta por 40-23, uma partida da 14.ª jornada do campeonato nacional. Os líderes da liga (com 42 pontos) somam assim a 14.ª vitória em outros tantos encontros e consumou o melhor arranque de sempre de uma equipa na primeira divisão.

No final do primeiro período os “dragões” já venciam a formação açoriana por cinco golos de diferença (19-12), dilatando a diferença ao longo do segundo tempo. Gilberto Duarte foi o melhor marcador do jogo com sete golos.

Este sábado, o Sporting, terceiro classificado, sentiu mais dificuldades, mas conseguiu triunfar perante a formação do Passos Manuel por apenas um golo de distância (30-29). Os “leões” apenas conseguiram carimbar a vitória no último minuto do encontro e quando já jogava com menos um homem (Bosko Bjelanovic foi expulso).

Os “leões” somam agora menos um do que o ABC, segundo classificado, e estão a seis do FC Porto.

O Benfica também não sentiu dificuldades para ganhar ao Santo Tirso por 31-17, em jogo da 14.ª jornada. O penúltimo classificado recebeu os “encarnados”, este sábado, e ao intervalo já perdia por 14-12.

Elledy Semedo, atleta do benfiquista, foi o melhor marcador da partida e, pela formação da casa, Francisco Fortes também se destacou ao marcar cinco tentos, mas foi impotente perante um Benfica muito forte. As “águias” estão agora no 4.º posto, com 35 pontos, e persegue Sporting (3.º), ABC (2.º) e do líder FC Porto.

Confira todos os resultados:

Santo Tirso - Benfica, 17-31
Madeira SAD - Águas Santas (adiado por falta de voo)
Xico Andebol - Belenenses, 27-31
Sporting - Passos Manuel, 30-29
FC Porto - Sporting da Horta, 40-23
Maia-ISMAI - ABC/UMinho, 14-22