FC Porto, Benfica, Sporting e Madeira SAD disputam este fim de semana, em Almada, a ‘final four’ da Taça de Portugal de andebol, em que o vencedor sucederá ao ausente detentor do troféu, o ABC de Braga.

O ABC, que juntou à conquista da Taça de Portugal a Supertaça, em ambas as vezes frente ao FC Porto, com triunfos por 25-24 e 26-24, respetivamente, e que na presente temporada repete a presença na discussão do acesso à final da Taça Challenge, é o principal ausente das meias-finais.

O primeiro finalista sairá do encontro que opõe o ‘outsider’ Madeira SAD ao Sporting, a disputar pelas 15 horas de sábado, e o segundo da meia-final a disputar – tal como no ‘play-off’ do campeonato nacional - entre Benfica e FC Porto, com início às 17 horas.

O percurso dos quatro finalistas foi idêntico, já que fizeram prevalecer nas sucessivas rondas o estatuto de favorito perante adversários acessíveis, e a exceção foi o que poderia ser uma ‘final antecipada’ realizada nos ‘oitavos’, entre o Sporting e o ABC, ganha pelos ‘leões’ (38-24).

O FC Porto afastou nos 16 avos de final da Taça de Portugal o Arsenal (40-22), nos oitavos de final o CD Camões (36-23) e nos quartos de final o Boa Hora (29-25), pelo que o Benfica será o seu primeiro grande teste na prova.

Dominador a nível interno, e com uma campanha extremamente positiva na Liga dos Campeões, o FC Porto persegue em Almada a conquista do troféu que escapa desde 2006/07, apesar das cinco presenças em finais nas últimas oito épocas.

Os portistas não têm sido felizes nas últimas finais que têm disputado e a prova disso são os dois troféus seguidos perdidos para o ABC. Também para o Benfica, que eliminou nos 16 avos de final a Juventude Lis (30-20), nos ‘oitavos’ o Benavente (40-23) e nos ‘quartos’ o Avanca (31-24), o jogo com o FC Porto das meias-finais será o primeiro grande teste na presente edição da Taça.

O Madeira SAD chega às meias-finais, onde terá como opositor o Sporting, que é o clube com mais triunfos na prova, com 15, os últimos três consecutivos entre 2011/12 e 2013/14, após afastar o Módicus (35-14), Belenenses (38-34) e Fafe (33-27).

O Sporting, por seu lado, eliminou nos 16 avos de final o Vitória de Setúbal (47-12), nos oitavos de final o detentor do troféu ABC (38-24) e nos quartos de final o CD Marienses (41-17).

Após 24 triunfos consecutivos, o FC Porto surge nas ‘meias’ da Taça após ter sofrido as duas primeiras derrotas para o campeonato, exatamente frente ao Benfica, nos dois primeiros encontros das meias-finais do campeonato.

O Benfica, que também já assegurou, tal como o ABC, a presença nas meias-finais da Taça Challenge, em que apenas se poderão defrontar na final, terminou a fase regular do campeonato na quarta posição, com seis derrotas sofridas, a 12 pontos do líder FC Porto.

Já o Sporting encerrou a fase regular na terceira posição, enquanto o outro finalista da Taça, o Madeira SAD, terminou em quinto lugar a fase regular, a 15 pontos do líder FC Porto, e foi afastado pelo Benfica nos quartos de final.

Todos os finalistas já ergueram a Taça de Portugal, com especial destaque para o Sporting, detentor de 15 troféus, seguido do FC Porto (7), Benfica (4) e Madeira SAD (1).