Anri Egutidze, que regressou à categoria de -81 kg e na qual procura ainda subir posições, foi hoje eliminado ao terceiro combate, nos oitavos de final, do Grand Slam de Tiblíssi.

O português de origem georgiana competiu no país natal numa fase da carreira em que tem como concorrente em -81 kg João Fernando, judoca do Sporting que está em posição elegível para os Jogos de Paris2024, na quota continental.

Anri Egutidze, que competiu nos Jogos de Tóquio2020, em -81 kg, optou no novo ciclo olímpico por subir a -90 kg, peso em que chegou a ser bronze no Grand Slam de Paris, em outubro de 2021, mas, em 2023, optou por regressar à categoria abaixo.

No Grand Slam de Tiblíssi, em que na sexta-feira Rodrigo Lopes foi eliminado no segundo combate de -60 kg, Egutidze ainda passou os dois primeiros adversários, mas acabou por ‘cair’ nos oitavos de final, sem hipótese de entrar na repescagem.

O judoca do Benfica (58.º) venceu o francês Pierre Baptiste (175.º) e o porto-riquenho Adrian Gandia (43.º), acabando por perder com Nugzari Tatalashvili (20.º), também nascido na Geórgia e que compete desde 2022 pelos Emirados Árabes Unidos.

Também hoje, Thelmo Gomes (123.º) competiu em -73 kg, mas perdeu logo na estreia diante do alemão Alexander Gabler (46.º).

O Grand Slam de Tiblíssi, competição que pontua a 100% para os Jogos de Paris2024, encerra no domingo, já sem portugueses em prova.