O ciclista britânico Ben Swift (Sky) impôs-se hoje no final da quinta etapa da Volta ao País Basco, sendo o melhor de um pequeno grupo, no qual estava incluído o ainda líder Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

Swift foi o melhor de um grupo de duas dezenas de corredores que chegou isolado à meta, depois de 160,2 quilómetros entre Eibar e Markina-Xemein, e no qual seguiam os grandes favoritos à vitória final da prova basca, os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar), segundo na meta, e Alberto Contador (Tinkof-Saxo), nono na etapa e primeiro da geral, mas não os ciclistas portugueses.

A decisão do vencedor da 54.ª edição da Volta ao País Basco ficou assim adiada para sábado, dia do contrarrelógio final, de 25,9 quilómetros, em Markina-Xemein, já que os dois primeiros da geral continuam separados por 12 segundos.

Num dia em que Rui Costa tentou fugir e o seu colega da Lampre-Merida Nelson Oliveira andou mesmo em fuga, o mais relevante da jornada aconteceu no último quilómetro da subida para San Miguel, a 11 quilómetros da meta, quando Valverde atacou e Contador respondeu.

Descontente com a ausência de efeitos do seu ataque, o homem da Movistar desceu sem medos rumo a Markina-Xemein, mas não conseguiu desfazer-se da companhia dos grandes animadores da prova.

Na meta, Swift foi pela segunda vez o primeiro, relegando Valverde para segundo e Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quickstep) outra vez para terceiro.

Rui Costa e Nelson Oliveira chegaram a 12.48 minutos, partilhando o estatuto de melhores portugueses, com André Cardoso (Garmin-Sharp) a ser 105.º a 17.26 minutos de Swift. Sérgio Paulinho e Bruno Pires, da Tinkoff-Saxo, não alinharam à partida.

Na geral, Cardoso é o melhor luso, na 37.ª posição, a 20.32 minutos de Contador, Costa é 59.º, a 35.01 minutos, e Oliveira 88.º, a mais de 50 minutos.