O ciclista alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep) mostrou mais uma vez que é o melhor contrarrelogista da atualidade, ao vencer a 20.ª etapa da Volta a França, que terá dois franceses no pódio final.

Pela primeira vez em 17 anos haverá, não um, mas dois franceses no pódio em Paris ao lado do vencedor, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), já que Jean-Christophe Péraud (AG2R) e Thibaut Pinot (FDJ) trocaram de posições, sendo, respetivamente, o segundo e terceiro da geral, mas defenderam o pódio nos 54 quilómetros do contrarrelógio entre Bergerac e Périgueux.

Indiferente à luta pela geral, Martin pedalou a uma velocidade média de 48,8 km/h para cumprir a 20.ª etapa em 1:06.21 horas e deixar o segundo classificado, o francês Tom Dumoulin (Giant-Shimano), a 01.39 minutos, e o terceiro, o checo Jan Barta (NetApp-Endura), a 01.47 minutos.

Nibali foi quarto na etapa e aumentou ainda mais a vantagem para os homens que o vão rodear no domingo, em Paris. O italiano fica a 07.52 minutos de Péraud e a 08.24 minutos de Pinot.

O campeão nacional Nelson Oliveira (Lampre-Merida) terminou a 20.ª etapa em 17.º, depois de passar grande parte da jornada entre os dez primeiros.

No domingo, o Tour termina em Paris, com a 21.ª etapa a percorrer 137,5 quilómetros desde Évry.