Agência antidopagem: Ullrich confessa doping, alemães querem saber mais

A Agência Nacional Antidoping da Alemanha (NADA) anunciou hoje que contactou o antigo ciclista Jan Ullrich, vencedor da Volta a França em 1997, para descobrir mais detalhes acerca da sua confissão de prática de dopagem.

Numa entrevista à revista alemã Focus, no mês passado, Ullrich admitiu o recurso a práticas dopantes com a ajuda do médico espanhol Eufemiano Fuentes, mas insistiu que não usou nenhuma substância além do seu próprio sangue.

«Queremos saber exatamente o que era», disse Lars Mortsiefer, um membro da NADA, na apresentação do relatório anual em Berlim.

Depois das várias críticas de que foi alvo, Ullrich, de 39 anos, disse estar «surpreso e com pena» de que as suas palavras «tenham causado tanta confusão».

Ullrich foi considerado culpado de prática de doping pelo Tribunal Arbitral do Desporto em fevereiro de 2012 e punido de forma retroativa, sendo anulados todos os seus resultados desde maio de 2005.

O antigo ciclista alemão já tinha sido impedido de participar na Volta a França em 2006 devido às especulações que surgiram pelo uso de substâncias ilegais e em fevereiro de 2007 retirou-se do ciclismo.