Benfica e Sporting buscam novamente a glória europeia na Liga dos Campeões de futsal, numa ‘final four’ ibérica na distante cidade arménia de Erevan, contra os espanhóis Palma, detentor do cetro, e FC Barcelona, respetivamente.

Em relação à derradeira temporada, a novidade passa pela presença do histórico clube de Barcelona, afastado de forma surpreendente pelos belgas do Anderlecht na passada edição, conquistada pelo então estreante Palma, a arrebatar o título europeu em casa.

Depois de eliminar o Benfica nas meias-finais (4-3), o Palma voltou a levar a melhor na final frente ao Sporting (1-1, 5-3 nos penáltis), duas equipas portuguesas que, apesar das presenças assíduas na competição, ainda não lograram atingir uma final 100% lusa.

Nova oportunidade na edição atual, depois de o sorteio ter proporcionado duas partidas entre portugueses e espanhóis nas ‘meias’, que se iniciam com uma reedição do último ano: o Benfica volta a ter pela frente o Palma, tendo ainda na mente uma polémica eliminação.

Os ‘encarnados’, que concluíram a fase regular do campeonato português no terceiro lugar, chegaram a esta fase após superar com tranquilidade as duas rondas anteriores, procurando conquistar um troféu continental que levantou apenas uma vez (2009/10).

Reencontram agora a formação balear, atualmente quinta classificada na fase regular do campeonato espanhol e que conta no plantel com ex-futsalistas do conjunto da Luz, nomeadamente o russo Rômulo, o georgiano Chaguinha e o iraniano Hossein Tayebi.

Já os ‘leões’, campeões europeus em 2018/19 e 2020/21, têm outro ‘tira-teimas’ entre líderes das fases regulares dos respetivos campeonatos, com um FC Barcelona de boa e má memória: triunfo ‘leonino’ na final de 2020/21 (4-3) e derrota em 2021/22 (4-0).

Os internacionais portugueses André Coelho e Erick Mendonça, que irá reencontrar a sua antiga equipa, fazem parte das fileiras dos catalães, quatro vezes vencedores desta competição, ao conquistar o troféu nas edições 2011/12, 2013/14, 2019/20 e 2021/22.

Para alcançar o momento decisivo do torneio, as ‘águias’ passaram, na Ronda de Elite, os cazaques do Kairat, os eslovenos do FK Dobovec e os kosovares do FC Prishtina, com três vitórias em outras tantas partidas disputadas, à semelhança do rival sportinguista.

A turma ‘verde e branca’, que foi a anfitriã do seu grupo da Ronda de Elite, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, ultrapassou os belgas do Anderlecht, os sérvios do Loznica e os húngaros do Haladás, rumo à quarta presença seguida na ‘final four’ desta competição.

O jogo entre Benfica e Palma abre as meias-finais, a partir das 15:00 (horas de Lisboa) de sexta-feira, seguindo-se o confronto entre FC Barcelona e Sporting, pelas 18:00 do mesmo dia, em partidas que serão disputadas na Arena Karen Dermichyan, em Erevan.

A final está aprazada para as 17:00 de domingo, antecedida pelo jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, com início pelas 14:00, que terão lugar no mesmo pavilhão, inaugurado em 1983 e que conta com uma capacidade a rondar os 6.900 espetadores.