O pivot do Sporting, Fernando Cardinal, estreou-se em fases finais de Europeus e logo com a conquista de um segundo lugar e com quatro golos apontados.

O internacional português destacou o feito, no entanto lembra que ainda falta algo à selecção para poder ir mais longe: “Foi um campeonato muito bom para nós, uma experiência muito boa. No entanto, ainda nos falta qualquer coisa, falta-nos mais maturidade, jogar mais finais e termos mais experiência como os espanhóis. Mas de resto, tivemos bem e fico muito contente com o segundo lugar”.

Perante a conquista do segundo lugar, o jogador acredita que “os portugueses devem estar orgulhosos” por este feito.

O capitão da selecção nacional, Arnaldo Pereira, lembra que a equipa das quinas partiu para este Europeu com o objectivo de fazer história e acabou mesmo por consegui-lo: “Conseguimos fazer mais uma vez história que era aquilo que pretendíamos desde o início. Chegamos a uma final inédita e aí demos tudo, mas não conseguimos ser campeões. Faço um balanço muito positivo neste Europeu”.

Já Gonçalo Alves espera que este segundo lugar traga alguns dividendos para o futsal português: “Espero sinceramente que com esta vitória o futsal dê mais um salto porque estava num período de estagnação. Espero também que seja um motivo de orgulho para todos os adeptos e para todos os jogadores da modalidade”.

O ala do Benfica lamentou apenas o pouco apoio que tem sido dado à equipa das quinas.

No Europeu de futsal da Hungria, Portugal chegou pela primeira vez a uma final, tendo aí sido derrotada pela selecção espanhola por 4-2. Apesar da derrota, este é o ponto mais alto da formação orientada por Orlando Duarte em fases finais de Europeus.