Angola já não aspira à final, mas continua a lutar pela melhor classificação possível, entre o 9º e o 16º lugar no Mundial de Hóquei Patins 2013.

No jogo contra a Colômbia, que aconteceu esta quinta-feira, no pavilhão do Namibe, a equipa entrou segura de que tinha que ganhar. João Vieira assumiu o compromisso e marcou logo nos primeiros minutos de jogo.

Apesar dos colombianos não terem ganho um único jogo neste mundial, não é uma equipa fácil e nos contra-ataques tentou surpreender Angola. Aos '9 minutos, Raul Hincapie, numa jogada rápida, assistida por Esteban, colocou a bola no fundo das redes e empatou a partida.

A seleção angolana, incansável e a fazer a bola circular o mais rápido possível, chegou ao segundo golo por Payero.

Dado o intervalo, os palancas do hóquei não deram quaisquer sinais de fadiga. Mal tinham pisado a quadra e João Vieira já estava a marcar, logo seguido por Big. Estava assim feito o 4-1.

Camilo Trujilo ainda tentou fazer tremer a defesa da equipa da casa, mas escorregou antes de chegar à baliza de Tiago Sousa.

Aos '5 minutos da segunda parte é marcada falta sobre Big e João Pinto marca o livre direto mas também não acerta no alvo.

Com o mesmo ritmo com que começou o jogo, a segunda metade da partida continuou com jogadas rápidas de parte-a-parte, com uma Angola a ser mais feliz nas concretizações, mas com uma Colômbia que também não facilitou. A equipa conseguiu chegar às redes de Tiago Costa por mais duas vezes, com Raul a "bisar".

A '6 minutos do fim, João Vieira faz o 5-3, a favor de Angola. Quando faltava um minuto para o fim da partida, Big marca um livre direto e faz o pavilhão do Namibe vibrar com o último tento da partida.