O ministro da juventude e desportos, Gonçalves Muandumba, apelou nesta segunda-feira, em Luanda, ao patriotismo dos jogadores da selecção nacional sénior masculina de hóquei em patins, que de 20 a 27 de Junho participará no Campeonato do Mundo, em França.

Falando para os atletas e equipa técnica, no acto de despedida da caravana que quarta-feira viaja para o estágio em Portugal, o governante pediu determinação, disciplina e que representassem dignamente o país.

“O hóquei em patins merece todo o nosso carinho. Temos potencial humano e vontade política, por isso temos esperanças que vão representar bem as cores nacionais. Não solicitamos o título, mas sim a melhoria da classificação, porque já estivemos melhor do que a última posição em que ficamos”, frisou.

Gonçalves Muandumba afirmou que, tendo em conta os 40 anos de independência, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo, o Mundial da França também se enquadra nas festividades, factor que, em sua opinião, deve motivar mais os jogadores e equipa técnica.

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de hóquei em patins, Carlos Alberto Jaime, afirmou que aguarda por uma prestação semelhante ou melhor que do torneio de Montreux, em Março último na Suíça, onde o combinado nacional terminou na quarta posição.

“Esperamos que possam apresentar os mesmos índices no Mundial. É preciso determinação e disciplina, uma vez que vamos jogar em casa de um dos adversários e a arbitragem pode ser tendenciosa”, salientou.

Quanto aos prémios, referiu que estão estipulados no diário da república, mas que vão tentar mobilizar o empresariado local para comparticipar, realçando que os atletas não devem pensar nos prémios. “Nem tudo é dinheiro, primeiro temos que trabalhar e de acordo com o nosso trabalho surgem as recompensas”, acrescentou.

No mundial a selecção nacional integra o grupo A, com a Holanda, adversária de estreia, França e Espanha.

A preparação começa em Portugal (de 27 de Maio a 10 de Junho) e termina na Espanha (de 10 a 17 de Junho), sendo que a partida para o local da competição está prevista para o dia 17.

Selecção nacional: Francisco Veludo, Watanga, Hugo, João Pinto, André Centeno, Martin Payero, Ziga, Filipe Bernardino, Johe, Big, Márcio Fernandes, Paizinho e Nery.