A seleção nacional sub-20 de hóquei em patins quer conquistar, em Viana do Castelo, o título de hexacampeã da Europa da modalidade, na 51ª edição da prova que vai decorrer entre 17 e 22 de setembro, naquela cidade.
"A nível internacional, mesmo a nível mundial, nenhum país, nenhuma seleção de nenhum escalão tem até hoje essa possibilidade. Nós tudo faremos para que Portugal saia vencedor desta competição", afirmou hoje o selecionador e diretor técnico nacional Luís Sénica.
O responsável, que falava em conferência de imprensa para apresentação da prova, apelou ao apoio do público português.
"Necessitamos desse apoio. Necessitamos que o pavilhão esteja repleto em todos os nossos jogos. Estes jovens que têm grande qualidade estão à beira de fazer, eu não diria um facto histórico, mas fazer a confirmação daquele que tem sido o trajeto do hóquei em patins a nível internacional, que é vincar o hexacampeonato", sublinhou.
O vice-presidente da FPP, Gustavo Sousa, também presente no encontro com os jornalistas, realizado na Câmara de Viana do Castelo, sublinhou que "nunca nenhuma seleção, conseguiu fazer seis campeonatos europeus", desafiando o público a comparecer nos jogos da equipa lusa.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa disse que a cidade "dá sorte" às formações nacionais de várias modalidades e em que hóquei em patins não é exceção, uma vez que Portugal venceu, em 2014, a Taça Latina, disputada na capital do Alto Minho.
O autarca socialista disse que a escolha da cidade para acolher esta competição vem "reconhecer o trabalho que tem sido feito de promoção e divulgação da modalidade e as condições técnicas e de infraestruturas que possui para a realização de provas desta envergadura".
A competição vai reunir as seleções masculinas de Portugal, Alemanha, Espanha, Suíça, Itália e Inglaterra, num total de 60 atletas, com organização da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), em parceria com a Câmara da capital do Alto Minho.
A seleção nacional já se encontra em estágio no pavilhão de Monserrate com duas sessões diárias de treinos.
Tem jogos de preparação agendados com a Associação Juventude de Viana, hoje às 19:30, com o Óquei Clube de Barcelos, e com a Inglaterra.
A cerimónia de abertura da prova está marcada para segunda-feira, às 20:00, sendo que Portugal vai enfrentar a Alemanha às 21:00.
No terça-feira a equipa portuguesa defronta a Inglaterra, no dia 19 joga a Itália, no dia 20 mede forças com a Suíça e, no dia seguinte, com a Espanha. A seleção portuguesa joga sempre às 21:00.
Comentários