O Valongo, com três convocados, é a equipa com mais atletas na seleção portuguesa de hóquei em patins que vai participar na 66.ª edição da Taça das Nações, em Montreux, Suíça, de 01 a 05 de abril.

Telmo Pinto, João Souto e Henrique Magalhães são os três jogadores do atual campeão nacional a integrar o grupo de 10 jovens hoquistas chamados pelo selecionador Luís Sénica, que procura dar a Portugal o quatro triunfo consecutivo na competição.

“Portugal tem sempre o objetivo de jogar para ganhar, mas também o de dar tempo de jogo aos jovens e sentir como se adaptam numa competição importante e com um peso muitas vezes próximo daquele que se vive num Campeonato da Europa. Queremos, naturalmente, dar continuidade ao trabalho desenvolvido e preparar o futuro”, explicou o selecionador.

O FC Porto contribui com Hélder Nunes e José Rafael Costa, o Benfica com João Rodrigues e Pedro Henriques e o Sporting com Ângelo Girão e Daniel Oliveira, com o grupo a ser fechado por Gonçalo Alves, da Oliveirense.

Luís Sénica conta com vários campeões da Europa de sub-20 e atletas vencedores da Taça Latina de 2014, prova do escalão sub-23.

“Olhamos para este torneio como um espaço de oportunidade, evolução e continuidade. Alguns destes jogadores estarão certamente no Campeonato do Mundo e outros terão aqui uma excelente oportunidade para evoluir”, vincou o selecionador, esperançado em “vencer todos os jogos”.

A seleção lusa integra o grupo A, juntamente com a Suíça (01 de abril), a Alemanha (02 de abril) e a Espanha (03 de abril).

Portugal é o país com mais triunfos na Taça das Nações (17) sendo que em 2014, além de ter feito o `tri´, contou com os melhores jogador (Ricardo Barreiros) e marcador (Jorge Silva) da prova.