Galileo é um cavalo garanhão que nasceu em 1998 e foi treinado pelo irlandês Aidan O'Brien. Desde o início da década de 2000, o animal dominou as pistas e conquistou vitórias atrás de vitórias nos diferentes campeonatos, como o Epsom Derby, o King George VI, o Irish Derby e o Queen Elizabeth Stakes.

Devido a estas conquistas e feitos, a Coolmore Stud, proprietários dos mais prestigiados cavalos de corrida de puro-sangue do mundo, queriam testar o valor do Galileo após a sua ‘reforma’, em 2001.

Atualmente, este garanhão irlandês está avaliado em mais de 200 milhões de euros, o que significa que vale mais do que os melhores jogadores de futebol do mundo, tais como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Neymar.

Desde que se aposentou é um dos garanhões mais cobiçados do mercado e um dos mais procurados por outros donos que querem ganhar corridas de cavalos. Em 2008, Galileo tornou-se no mais valioso do mundo e não deixou de o ser até o ano passado, exceto em 2009 - que ficou em segundo lugar.

Quando começaram a apostar na reprodução, em 2002, os proprietários cobravam mais de 70 mil euros para que uma égua fosse apresentado a Galileo. Cinco anos depois, esse valor subiu para quase 200 mil euros. Atualmente, o jornal The Sun refere que esse valor atinge os 700 mil euros.