O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) manteve hoje a liderança do Rali da Finlândia, cumprida a terceira etapa e faltando três especiais, mas com uma vantagem de apenas 3,4 segundos sobre o francês Sebastien Ogier.

A correr "em casa", naquela que é a oitava prova (em 13) do Campeonato do Mundo de Ralis, Latvala teve de enfrentar problemas mecânicos (travões) no seu Volkswagen Polo-R, que lhe reduziram consideravelmente a vantagem.

No início do dia, à partida para a 14.ª especial, Latvala tinha uma vantagem de 23,7 segundos para o britânico Kris Meeke (Citroen) e de 24,6 segundos para Ogier.

Cumprida a 19.ª especial, a vantagem para o segundo (na altura já era o francês Ogier) estava já nos 31,1 segundos, numa demonstração de que o finlandês - que lidera desde o início - queria repetir a vitória de 2010 no "seu" rali (então na Ford).

No entanto, na especial 20 o finlandês fez passar o Polo-R por um buraco na estrada, que lhe causou problemas graves num dos travões.

Acabaria o dia com apenas três dos quatro travões e com uma vantagem bem menor face a Ogier (3,4 segundos), que ganhou as quatro últimas especiais do dia (20.ª à 24.ª) e a Meeke (32,4 segundos).

Na quarta e última etapa, no domingo, disputam-se três especiais, sendo que a última é a a Powerstage (que atribui pontos extra aos três mais rápidos).

Nas contas do campeonato de pilotos, Latvala segue em segundo (com 116 pontos), a 50 pontos do líder e atual campeão do Mundo, Sebastien Ogier.