O piloto português Miguel Oliveira, aos comandos de uma Kalex, obteve hoje o 21.º tempo na sessão de qualificação de Moto2 para o Grande Prémio de Itália, sexta prova do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade.

Oliveira, vice-campeão mundial de Moto3, que subiu este ano à categoria intermédia, completou a sua melhor volta ao circuito de Mugello, perto de Florença, com o tempo de 1.53,170 minutos, mais 1,205 segundos do que o detentor da ‘pole position’, o britânico Sam Lowes (Kalex).

Lowes, segundo classificado do Mundial de Moto2, foi o mais rápido da sessão e o único a rodar em 1.51 segundos (1.51,965), batendo por 47 centésimos o japonês Takaaki Nakagami e por 123 o italiano Lorenzo Baldassarri, ambos também em Kalex.

O piloto de Almada, que tinha arrancado da 14.ª posição da grelha de partida nas duas últimas corridas, repetiu a pior classificação em qualificação nesta época, registada na prova inaugural do campeonato, no Qatar, na qual também partiu do 21.º posto.

Em MotoGP, o italiano Valentino Rossi (Yamaha), vice-campeão mundial em exercício, conquistou a 63.ª ‘pole position’ da carreira e a 53.ª na categoria rainha, com o tempo de 1.46,504 minutos, batendo o espanhol Maverick Vinales (Suzuki) e o compatriota Andrea Iannone (Ducati) por 94 e 103 centésimos, respetivamente.