Um ensaio de Anthony Jelonch, logo aos oito minutos, ‘empurrou’ os gauleses para a vitória, com a preciosa contribuição de Melvyn Jaminet, que transformou o toque de meta e duas penalidades (2 e 46) para somar oito pontos, quase tantos como os nove do pelo País de Gales, 'assinados' por Dan Biggar (4, 16, 38).

Com um percurso 100% vitorioso nos quatro encontros já disputados, os ‘bleus’ podem até conseguir o ‘Grand Slam’ se vencerem a Inglaterra, no Stade de France, em 19 de março (20:00), num encontro que pode ser uma autêntica final.

É que a equipa de Fabien Galthié lidera, agora, com 18 pontos, seguida por Irlanda (11) e Inglaterra (10), que se defrontam no sábado em encontro da quarta jornada.

Em caso de vitória inglesa, tudo será decidido entre França e Inglaterra, em Paris, mas se a Irlanda sair vencedora terá de superar a Escócia, na última jornada, e esperar que os ingleses deem uma ‘mãozinha’ e vençam no Stade de France.

Se ingleses e irlandeses empatarem em Twickenham, os 'bleus' só não comemoram desde logo o título porque o primeiro critério de desempate é a diferença de pontos marcados e sofridos, onde a Irlanda (67) está em vantagem sobre a França (56).