A seleção portuguesa de rugby visita a Escócia em novembro, entre partidas em casa com os Estados Unidos e Samoa, revelou, na quarta-feira, uma fonte da Federação Portuguesa de Rugby (FPR) à agência Lusa.

As datas exatas, locais e hora dos encontros contra os norte-americanos e os samoanos ainda não estão definidos, motivo pelo qual ainda não foram oficializados, explicou a mesma fonte.

Já o encontro com a Escócia, anunciado na terça-feira pela seleção do torneio das Seis Nações, terá lugar em 16 de novembro, no emblemático Estádio de Murrayfield, em Edimburgo, com início previsto para as 15:10.

Os três encontros disputam-se no âmbito da janela de jogos internacionais de novembro promovida pela World Rugby.

A Escócia, atual sexta classificada do ranking mundial, concluiu o torneio das Seis Nações de 2024, que terminou no sábado, em quarto lugar e é uma das seleções históricas do râguebi europeu, contabilizando 130 participações no mais antigo torneio do mundo na modalidade.

Será apenas a terceira vez que Portugal, atual 16.º classificado do ranking, defronta os escoceses, após as derrotas por 85-11, também em Murrayfield, no torneio de repescagem para o Mundial de 1999, e por 56-10, em Saint-Etiénne, no encontro de estreia da seleção portuguesa no Mundial de França2007.

Contra os Estados Unidos, Portugal perdeu por duas vezes, em 1998 (61-5) e 2010 (22-17), mas empatou 16-16, em 2022, no Dubai, no encontro que valeu o apuramento para o Mundial2023, e venceu por 46-20, em 2023, no Algarve, em encontro de preparação para a competição.

Será, por outro lado, a primeira vez que as seleções de Portugal e Samoa se encontram a nível oficial.