O dia inaugural da prova do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL) na Costa de Caparica, disputado em condições difíceis, fechou hoje com 15 dos 28 surfistas que iniciaram o campeonato a seguirem em frente.

No quadro feminino, oito de 13 surfistas lusas continuam em prova, nomeadamente Maria Salgado, Teresa Bonvalot, Ana Escudeiro, Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins (que tenta renovar o título de campeã europeia), Maria Dias e Carolina Mendes, que resistiram à tempestade que assolou a costa portuguesa, com ondulação grande e prejudicada pelo vento forte e desfavorável.

FOTOS: As imagens do 1.º dia do Caparica Surf Fest

Por seu lado, Afonso Antunes, Francisco Queimado, João Mendonça, Joaquim Chaves, Francisco Ordonhas, Martim Fortes e Guilherme Ribeiro são os 'sobreviventes' dos 15 inscritos portugueses no evento masculino.

No Caparica Surf Fest, na praia do Paraíso, foram disputadas as rondas inaugurais das provas feminina e masculina e 12 baterias da segunda ronda masculina.

Na primeira ronda da prova feminina, Maria Salgado foi a única surfista portuguesa a manter-se em prova, ficando em segundo lugar na sua bateria com 9,36 pontos (em 20 possíveis), apurando-se para a próxima fase, onde já estavam (devido ao ranking) as compatriotas Teresa Bonvalot, Ana Escudeiro, Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins Sequeira, Maria Dias, e Carolina Mendes.

Pelo caminho, no primeiro dia de prova, ficaram Érica Máximo, Camila Cardoso, Teresa Pereira e Beatriz Costa, que terminaram a prova no 33.º lugar, sendo eliminadas na ronda inaugural.

No lado dos homens, João Mendonça esteve em destaque, tendo vencido as duas baterias em que participou: na primeira ronda, o surfista de 18 anos da Arrifana fez a melhor pontuação do dia de toda a armada lusitana, somando 13,04 pontos (com ondas pontuadas em 6,83 pontos e 6,77 pontos).

Também Guilherme Ribeiro, que procura garantir uma vaga nas Challenger Series (CS), equivalentes à segunda divisão do surf mundial, esteve em bom plano e está na terceira ronda, com o atleta local da Caparica a somar um total de 12,33 pontos.

Além de João Mendonça e Guilherme Ribeiro, também já estão apurados para a terceira ronda Joaquim Chaves, Martim Fortes e Francisco Ordonhas.

E, falta competirem Afonso Antunes e Francisco Queimado, que ainda não fizeram as baterias do segundo 'heat'.

Martim Nunes, que venceu a bateria da primeira ronda, acabou por ser eliminado na fase seguinte, terminando a prova em 33.º lugar, bem como Francisco Almeida.

Pelo caminho, ficaram ainda Martim Paulino e Afonso Pinto (49.º lugar), João Roque Pinho (65.º) e Tiago Stock e Jaime Veselko (81.º).

A próxima chamada para o Caparica Surf Fest, última etapa do circuito regional de qualificação da WSL e que decorre até 30 de março em Almada, Setúbal, está agendada para quarta-feira, às 09:00, para avaliação das condições.