O tenista sérvio Novak Djokovic tem assegurada a liderança do “ranking” mundial ATP, seja qual for o resultado de hoje à noite na final com o espanhol Rafael Nadal, no Open dos Estados Unidos.

Novak Djokovic lidera a tabela com 10.980 pontos, seguido de Nadal com 10.060, e o vencedor do Open norte-americano, quarta e último torneio do “Grand Slam” somará 800 pontos, o que será insuficiente ao espanhol, caso vença.

Na classificação, hoje divulgada, praticamente tudo se mantém inalterável, com a exceção da subida do suíço Roger Federer ao sexto lugar, por troca com o argentino Juan Martin Del Porto, que caiu para sétimo.

Federer foi eliminado nos oitavos de final por Tommy Robredo (19.º do Mundo), enquanto Del Potro saiu logo na segunda ronda.

O português João Sousa, eliminado na terceira ronda por Djokovic, subiu seis lugares na classificação e é agora 89.º na classificação ATP. O tenista, natural de Guimarães, tem como melhor classificação na hierarquia ATP um 86.º lugar, alcançado em março deste ano.

O segundo melhor tenista lusa na tabela é Gastão Elias, que desceu uma posição, para 131.º, enquanto Pedro Sousa segue em 290.º (-11) e Rui Machado em 300.º (+6).