Jaime Faria qualificou-se hoje para a segunda ronda do Oeiras Open 4, torneio de categoria 75 do ATP Challenger Tour, ao derrotar o japonês Shintaro Mochizuki em dois sets, no Complexo de Ténis do Jamor.

O número três nacional e 233 do mundo regressou ao Jamor, onde foi semifinalista do ‘challenger’ de Oeiras 3, com uma vitória categórica sobre o nipónico, 157.º colocado no ranking ATP e oitavo cabeça de série, por 6-2 e 6-4, ao fim de uma hora e 30 minutos.

Depois de ter desperdiçado um ‘match point’ com 5-2 no marcador, Jaime Faria, de 20 anos, consumou o 31.º triunfo da temporada, ficando a aguardar pelo desfecho do embate entre o brasileiro Gustavo Heide (182.º ATP) e o cazaque Dmitry Popko (223.º ATP) para conhecer o próximo adversário.

Enquanto o atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) se tornou no primeiro português qualificado para a fase seguinte da prova, Frederico Silva (408.º ATP) assegurou a entrada no quadro principal, graças a uma vitória na segunda ronda do ‘qualifying’ diante do francês Jules Marie (225.º ATP), por 6-4 e 6-3.

Já Duarte Vale, também a disputar a fase de qualificação, não resistiu ao búlgaro Adrian Andreev e, ao cabo de três partidas, com os parciais de 2-6, 6-1 e 3-6, acabou eliminado às portas do quadro principal do Oeiras Open 4.

Na jornada de terça-feira, Frederico Silva volta à ação para defrontar o sul-africano Lloyd Harris, antigo 31.º do mundo, atualmente na 128.ª posição, antes de Henrique Rocha se estrear na competição frente ao norte-americano Alex Michelsen (69.º ATP), primeiro cabeça de série.

Gastão Elias (379.º ATP), por sua vez, disputará o terceiro encontro agendado para o ‘court’ central, onde medirá forças com o belga Joris De Loore (208.º ATP) na luta pela passagem à segunda eliminatória do torneio organizado pela FPT.