A seleção feminina de voleibol de Cabo Verde conquistou na tarde de hoje, em Dakar, Senegal, o apuramento para a fase final da 11ª edição dos Jogos Pan-africanos, ao vencer a Gâmbia por três “sets” a um.

O diretor técnico da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV), Paulo Cabral, enalteceu a forma como as atletas cabo-verdianas souberam garantir este apuramento, em duas partidas consecutivas, já que na véspera haviam derrotado o Mali pelo mesmo “score”.

A equipa crioula soma assim a segunda vitória consecutiva neste torneio da Zona II de qualificação para os Jogos Africanos e junta-se ao Senegal como representantes desta região desportiva nesta prova africana.

Resta a seleção de Cabo Verde disputar a terceira e última partida, sexta-feira, desta feita ante a congénere senegalesa, para a definição do primeiro lugar do grupo.

Com este triunfo da seleção feminina, Cabo Verde consegue qualificar as seleções masculina e feminina para a fase final da 11ª edição dos Jogos Africanos a ser disputada em Setembro próximo no Congo Brazzaville.

No final de semana último, a seleção masculina conquistara o passaporte para os Jogos Africanos ao vencer a equipa nacional da Gâmbia por 3-1, com as duas seleções a apurarem-se automaticamente por serem as únicas que competiram nesta prova da Confederação Africana de Voleibol, realizada na Cidade da Praia.