Campeonato do Mundo

29-09-2011 14:21

Hélder Rodrigues às portas do título mundial

O piloto português lidera o Mundial com 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. A última prova decorre no Egito.
Hélder Rodrigues às portas do título mundial

Por Bruno Miguel Dias sapodesporto@sapo.pt

Hélder Rodrigues está de partida para mais uma aventura, que desta feita lhe pode trazer o título mundial de Cross Country Rallies.

Depois do terceiro lugar alcançado no Dakar 2011, o motard português corre no Egito a última prova do Campeonato do Mundo e um sétimo lugar basta para se sagrar campeão do Mundo.

O português lidera a classificação depois de uma vitória e dois segundos lugares nas outras três provas da competição, bastando-lhe para isso gerir a vantagem de 11 pontos sobre o polaco Jakub Przygonski e 18 sobre o campeão do Mundo Marc Coma.

O Rali dos Faraós não é uma prova fácil, mas Hélder Rodrigues diz estar preparado.

«Já há seis meses que estou na rente do campeonato e isso tem-me dado bastante motivação e uma grande preparação. É uma corrida muito rápida, mas não é nada de novo porque é uma corrida que já fiz e que conheço. Sei o que vou encontrar e por isso vou ter gerir e atacar quando for caso disso», disse o piloto, que adianta ainda que trazer este título para Portugal é algo que ambicionava há muito tempo:

«É um sonho que já tinha desde há muitos anos. Vai ser um sonho concretizado e o finalizar do trabalho de uma equipa e de uma estrutura num trabalho de muitos anos.»

A prova funciona também como rampa de lançamento para o próximo Dakar, prova que o português encara com ambições reforçadas, depois do terceiro lugar na última edição.

«Ao longo do ano tenho estado mais forte do que no ano anterior, por isso no Dakar posso fazer um melhor resultado. É cada vez mais difícil mas é possível.»

Ainda assim, adverte que os adversários, nomeadamente Marc Coma e Cyril Despres, «são pilotos experientes, com uma grande estrutura e que já venceram por mais de uma vez o Dakar».

O Rali dos Faraós, que pode dar o título mundial a Hélder Rodrigues, decorre no Egito entre os dias 3 e 8 de outubro.