Motores

29-08-2016 14:21

Organização prevê mais de 30 mil visitantes nos três dias do Caramulo Motorfestival

A iniciativa dedicada aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos realiza-se de 02 a 04 de setembro, no concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Caramulo Motorfestival

Caramulo Motorfestival

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O diretor do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, disse hoje que espera receber mais de 30 mil visitantes no Caramulo Motorfestival, um festival internacional de veículos clássicos e desportivos, que decorre no fim de semana.

"Se estiver bom tempo e penso que estará, gostaríamos de, pelo menos, receber o mesmo número de pessoas do que no ano passado, ou seja, cerca de 33 mil pessoas. Esta é a nossa expectativa para esta edição", explicou.

A iniciativa dedicada aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos - que combina a parte de competição com um conjunto de ações lúdicas e turísticas – realiza-se de 02 a 04 de setembro, no concelho de Tondela, distrito de Viseu.

Durante a apresentação do evento, cujo orçamento ronda os 55 mil euros, Tiago Patrício Gouveia revelou que foi preparada uma programação variada, com a realização da Rampa do Caramulo, Feira da Automobilia, passeios e ralis históricos, concentrações de clubes, atividades radicais no recinto do evento e ainda com a possibilidade de visita às coleções do Museu do Caramulo.

"É a 11.ª edição consecutiva. Tem sido uma aposta ganha ao longo dos anos e o evento tem crescido e, ano após ano, temos conseguido trazer coisas novas e refrescantes. Nas novidades para esta edição, a organização propõe o 'Monster Truck Show', com exibição de camião de competição rampa acima, e o 'Drift Show', uma modalidade que está a crescer", apontou.

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival é a realização da Rampa Histórica do Caramulo - uma prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade -, na qual estão já inscritos cerca de 80 participantes, que compõem 48 equipas, quatro delas totalmente femininas.

O diretor do Museu do Caramulo destacou ainda que o evento de três dias vai contar com um painel de "convidados de luxo", como vem sendo hábito em anteriores edições.

"Temos a confirmação da presença de ‘Nicha' Cabral, que foi o nosso primeiro piloto de Fórmula 1 e que esteve cá na nossa primeira edição, e vamos voltar a ter a Elisabete Jacinto, o André Villas-Boas e o João Fonseca [campeão do Campeonato nacional de Montanha 2015]. Pela primeira vez vamos ter o Tiago Magalhães [atual campeão nacional de Superbike], o Miguel Campos, um dos nossos campeões nacionais de ralis, e a Rosário Sottomayor, uma das mais bem-sucedidas pilotos da velocidade portuguesa", informou.

Ao longo do fim de semana, o público vai poder também assistir ao espetáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores.

Para o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, este é mesmo "o maior evento motorizado da região Centro".

"É um evento que é sempre apetecível, quer pela espetacularidade que tem, em termos de desafio e adrenalina que gera, mas também pela complementaridade do ponto de vista das respostas proporcionadas. Este é um dos meses mais marcantes do concelho, com este grande evento e depois com dez dias de Ficton, fazendo do concelho, nestas três semanas, o epicentro dos acontecimentos desportivos da região e no domínio cultural, promoção turística e valorização dos nossos recursos", concluiu.

O Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos é organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com a Associação de Eventos do Caramulo, e conta com o apoio do Museu do Caramulo, Câmara de Tondela, Turismo do Centro, Rádio M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Conteúdo publicado por Sportinforma