Fórmula 3

15-09-2016 13:54

GP de Macau vai passar a contar para Taça do Mundo

Até à edição do ano passado do Grande Prémio de Macau, a prova de Fórmula 3 contava para a Taça Intercontinental.
62º Grande Prémio de Macau
Foto: Lusa

O Grande Prémio de Macau é o maior evento desportivo organizado na Região Administrativa Especial chinesa

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Fórmula 3 do Grande Prémio de Macau vai passar a contar para a Taça do Mundo da Federação Internacional Automóvel (FIA), entidade que vai coordenar os trabalhos técnicos, foi anunciado na quarta-feira em conferência de imprensa.

Até à edição do ano passado do Grande Prémio de Macau, a prova de Fórmula 3 contava para a Taça Intercontinental.

“Este ano, a Fórmula 3 regista uma alteração. Anteriormente, era uma Taça Intercontinental, mas este ano vai ser uma Taça Mundial reconhecida pela FIA. Em abril deste ano, o presidente da FIA [Jean Todt] decidiu reconhecer a nossa corrida como Taça Mundial”, disse Chong Coc Veng, presidente da Associação Geral de Automóvel de Macau-China e membro da Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau (COGPM), citado hoje pelo jornal Ponto Final.

A mudança surge depois de na semana passada ter sido notícia o abandono de Barry Bland, diretor executivo da Motor Race Consultants, da organização das corridas de Fórmula 3 no Grande Prémio de Macau, devido a atrasos na organização, de acordo com a imprensa especializada.

Segundo a revista Autosport, Barry Bland, cuja empresa coordenava a corrida de F3 desde 1983, notificou as equipas no início da semana passada que deixou de trabalhar com o Grande Prémio de Macau.

No encontro com os jornalistas na quarta-feira foi referido que o prazo para as inscrições para a prova passou de 09 para 30 de setembro e que os trabalhos preparativos estão a “decorrer dentro da normalidade”.

“Quando foi decidido que a prova de Fórmula 3 ia passar a ser Taça Mundial houve necessidade de alterar a parceria com o Barry Bland. Mas continuámos a manter as mesmas condições de contrato com ele, apesar de alguns pormenores terem sido alterados”, disse Chong Coc Veng.

O 63.º Grande Prémio de Macau vai decorrer entre 17 e 20 de novembro.

O programa provisório deste ano inclui quatro corridas internacionais: Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – Suncity Grupo – Taça do Mundo de F3 da FIA, Taça GT Macau- Taça do Mundo de GT da FIA, 50.ª edição do Grande Prémio de Motos de Macau - Suncity Grupo, e Corrida da Guia de Macau 2.0T – Suncity Grupo.

O programa de corridas de apoio inclui a Taça de Carros de Turismo de Macau, o Macau Road Sport Challenge, e a Taça da Corrida Chinesa - Suncity Grupo.

Conteúdo publicado por Sportinforma