Motores

02-06-2017 21:31

Festival de desporto motorizado de Penafiel reúne pilotos de várias modalidades

A organização do Festival de Desporto Motorizado de Penafiel, evento que decorre este fim de semana.
Motocross
Foto: © 2013

Motocross

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A organização do Festival de Desporto Motorizado de Penafiel, evento que decorre este fim de semana, nas ruas da cidade, anunciou hoje a presença de alguns dos melhores pilotos nacionais, de várias modalidades, de duas a quatro rodas.

"Temos nomes sonantes, nomes bons. Todas as modalidades têm nomes sonantes, inclusive na prova de regularidade históricos. Teremos cá alguns ex-pilotos que querem prestar a sua homenagem ao Joaquim Santos", anunciou Óscar Coelho, da organização.

João Barros, Elias Barros, Vítor Pascoal, Eduardo Veiga, José Gomes, Teixeira Bastos e Paulo Barros são alguns dos pilotos confirmados para o festival.

O evento designa-se oficialmente ‘Penafiel Racing Fest' e é constituído por seis provas.

A principal competição é o rali Taça Joaquim Santos.

"É um rali de alcatrão, com 33 quilómetros, oito classificativas, duas delas no centro da cidade, uma na abertura e outra no final", refere, frisando que será "uma homenagem ao antigo piloto Joaquim Santos, natural de Penafiel e que foi quatro vezes campeão nacional”.

A primeira classificativa do rali disputa-se hoje, a partir das 21:00, nas ruas da cidade.

Superenduro urbano, trial urbano 4x4, rali de regularidade históricos, ‘drag race' e corrida popular de motorizadas de 50 centímetros cúbicos são as demais provas anunciadas para o "maior festival do desporto motorizado no país", segundo a organização.

Para sublinhar a qualidade do programa, o representante da organização insiste que em competição, até domingo, estarão "os melhores pilotos e praticantes das várias modalidades do desporto motorizado, a nível nacional".

"Foi uma forma de colocar todos os clubes [de Penafiel] a cooperarem para um evento desta dimensão. Espero que seja um fim de semana em grande", declarou.

A organização prevê que até domingo possam assistir ao evento entre 10 a 15 mil pessoas.

"Por ser o primeiro ano, e termos falta de apoios, não conseguimos pôr em tempo útil publicidade física nas ruas, mas o impacto nas redes sociais foi brutal. Até a nós surpreendeu", admitiu Óscar Coelho.

Com centro nevrálgico no Parque de Feiras e Exposições de Penafiel, as provas vão decorrer no centro da cidade, nomeadamente na avenida Sacadura Cabral e Campo da Feira. Algumas provas decorrerão na zona circundante ao Jardim do Sameiro e na variante do Cavalum, nas proximidades do parque da cidade.

O ‘Penafiel Racing Fest' é uma organização conjunta da câmara municipal e vários clubes do concelho ligados aos desportos motorizados.

Conteúdo publicado por Sportinforma