Arrancou a toda a velocidade, esta sexta-feira, o GP de Portugal de MotoGP, a segunda ronda da temporada de 2024. Marc Márquez, com a sua Gresini, terminou em primeiro lugar na primeira sessão de treinos, desta sexta-feira, com uma volta em 1:40:484s.

Na montanha russa portuguesa, Miguel Oliveira ainda se mostrou em pista ao marcar o tempo mais rápido a 13 minutos do fim da sessão, com uma volta em 1:41:107s, mas acabou mesmo por terminar a sessão em oitavo lugar, a conduzir em casa.

Maverick Viñales, da Aprilia (1:40:649s), e Brad Binder, da KTM (1:40:689s), fecharam o 'pódio' das voltas mais rápidas, com três construtoras europeias diferentes nos primeiros três lugares e com tempos muito próximos.

As condições não foram as melhores em Portimão, devido às poeiras presentes no traçado português, uma vez que, nos minutos finais da sessão de Moto3 foi mostrada a bandeira vermelha por causa da chuva que acabou por deixar algumas poças no asfalto assim como alguns resíduos.

Por essa mesma razão e apesar das condições da pista terem melhorado ao longo da sessão, o tempo mais rápido ainda ficou longe do recorde da pista, também ele de Marc Márquez, que está fixado em 1:37:226s. Desta forma, numa sessão marcada por ter ficado fora do ritmo normal de Portimão, fica tudo muito em aberto tanto para esta tarde como para a corrida em sprint e a principal, em que o tempo promete melhorar e poderá ser percetível o verdadeiro potencial das novas motas no circuito do Algarve.

As motas voltam à pista ainda esta sexta-feira, às 15h, para o segundo treino, este já a contar para a qualificação. No sábado realiza-se o terceiro e último teste, às 10h10, com a primeira sessão da qualificação a realizar-se às 10h50 e a Q2 às 11h15. Às 15h, de amanhã realiza-se a corrida sprint e, no domingo, às 14h todos os olhos vão estar postos no circuito de Portimão para a derradeira corrida de MotoGP.