O alemão Nico Rosberg (Mercedes) manteve hoje no “ritmo de estreias” e ganhou um primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 da carreira, no circuito de Xangai, terceira prova do Mundial, um dia depois da inédita “pole position”.

O feito do germânico, que viu o compatriota, colega de equipa e sete vezes campeão mundial Michael Schumacher abandonar à 13.ª volta, ficou marcado por uma corrida sem falhas, deixando para trás os dois pilotos da Mclaren Mercedes.

Os britânicos Jenson Button e Lewis Hamilton, que recuperou o primeiro lugar do Mundial, agora com mais dois pontos que o seu colega de escuderia, fecharam o pódio na China, enquanto atual bicampeão do Mundo, o alemão Sebastien Vettel não fez melhor que o quinto posto.

Vettel terá sido mesmo um dos grandes derrotados desta terceira prova, já que foi obrigado a fazer uma corrida desgastante de trás para a frente.

Na véspera, germânico foi eliminado na segunda sessão de treinos, partiu hoje do 11.º posto da grelha e no arranque para a corrida perdeu logo mais três posições.

No início da corrida, Schumacher foi servindo de “tampão” a Rosberg, mas o apoio do veterano piloto alemão terminou à 13.ª volta, quando foi forçado a abandonar devido a uma roda mal apertada.

Praticamente na mesma altura, uma paragem nas boxes de Rosberg, para mudar de pneus, permitiu ao mexicano Sergio Perez (Sauber) usufruir esporadicamente da liderança da corrida. Rosberg regressou à pista ao mesmo ritmo e ultrapassou o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que entretanto tinha aproveitado uma paragem de Perez.

As oscilações na frente foram prosseguindo com as paragens nas boxes, mas, assim que a prova “largou” as assistências obrigatórias, Rosberg assumiu definitivamente a liderança para ganhar pela primeira vez, na 111.ª corrida que disputou.

Veja aqui o calendário e os resultados