O venezuelano Pastor Maldonado (Williams-Renault), que hoje fez o terceiro tempo nas qualificações para o Grende Prémio da Bélgica de Fórmula, foi penalizado em três posições, por ter fechado a passagem ao alemão Nico Hulkenberg (Forde India).
Vencedor do Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, em maio, Maldonado partirá assim do sexto posto da "grelha" no dominfo, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen (Mercedes) tomará o terceiro lugar atrás do britânico Jenson Button (McLaren), detentor da "pole position", e do japonês Kamui Kobayashi (Sauber).
No circuito de Spa-Francorchamps, o mexicano Sergio Pérez (Sauber) vai sair da quarta posição e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), líder do Mundial, da quinta, compondo a terceira fila com Maldonado.
O venezuelano, que segundo os comissários impediu a passagem de Hulkenberg em duas curvas na primeira parate da qualificação, já voi penalizado várias vezes esta época, devido ao seu comportamento pista, por vezes criticado por ooutros pilotos.
Às 13 horas de domingo será dada a partida para o Grande Prémio da Bélgica, 12.ª das 20 provas do Mundial, composta por 44 voltas ao circuito de Spa-Francorchamps, o mais longo do calendário de Fórmula 1, com 7,004 quilómetros.