O alemão Sebastien Vettel (Red Bull) congratulou-se com a quarta “pole position” consecutiva para o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do Mundial de Fórmula 1, resumindo a prestação de hoje como «um dia quase perfeito».

«Foi um dia quase perfeito. Na véspera, não tivemos o melhor começo, mas sinto que estamos a melhorar cada vez que saímos para a pista. O carros está fantástico e dá-nos esperança para uma grande corrida amanhã [domingo]», afirmou o bicampeão mundial no final da qualificação.

Com seis provas por disputar, Vettel continua na corrida ao terceiro título mundial consecutivo, somando 165 pontos, menos 29 que o líder da classificação, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que partirá domingo da sexta posição.

Alonso, que também corre para o terceiro título mundial, depois de 2005 e 2006, queixou-se no final da «falta de sorte», sobretudo quando estava prestes a concluir mais uma volta e foi confrontado com as bandeiras amarelas, devido ao despiste do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus).

«Que posso eu dizer mais que me sinto muito sangado pelo azar que tive? As bandeiras amarelas apareceram no pior momento possível. Se isso não tivesse acontecido, provavelmente o início da corrida de domingo teria um cenário completamente diferente. Temos de aceitar e pode ser que domingo tenhamos a sorte que nos faltou hoje», desabafou Alonso.