O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), bicampeão do mundo e que partiu da “pole position”, venceu hoje o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, no circuito de Suzuka.

Vettel venceu a corrida, seguido ficando à frente do brasileiro Felipe Massa (Ferrari) e do japonês Kamui Kobayashi (Sauber).

Esta terceira vitória da temporada para Vettel, e a segunda de seguida depois de Singapura, permite ao bicampeão do Mundo ficar a quatro pontos do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que lidera o campeonato, mas que abandonou na primeira volta de Suzuka devido a um problema à partida com o Lotus do finlandês Kimi Raikkonen.

Kobayashi, no pódio pela primeira vez na sua carreira na F1, resistiu até ao fim ao britânico Jenson Button (McLaren), que terminou a corrida a meio segundo do japonês.

O lugar no pódio é histórico para Kobayashi, originário dos arredores de Osaka, perto do circuito de Suzuka.

Alonso é o grande perdedor deste Grande Prémio do Japão, porque não marca qualquer ponto pela segunda vez em quatro corridas, depois de ter abandonado o GP da Bélgica, no início de setembro.

A outra vítima do dia é o australiano Mark Webber, que partiu da primeira linha de partida no seu Red Bull.