O alemão Sebastien Vettel, que relançou a corrida ao título mundial de Fórmula 1 com a vitória de hoje no Grande Prémio do Japão, admitiu ter dado «um importante passo» para o terceiro troféu consecutivo.

O atual bicampeão do Mundo venceu a terceira corrida do ano, na 15.ª prova do Mundial, colocando-se a apenas quatro pontos do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que abandonou logo na primeira volta no circuito de Suzuka.

Quando faltam cinco etapas para a final do Mundial, com a próxima a realizar-se já entre 12 e 14 de outubro na Coreia do Sul, Alonso e Vettel estão praticamente lado a lado na corrida ao “tri” (o espanhol sagrou-se campeão em 2005 e 2006).

«Hoje dei um importante passo, mas ainda há um caminho longo a percorrer. Não sei muito bem o que se passou atrás de mim, mas Alonso foi um pouco infeliz. Nunca sabemos o que sucederá na próxima corrida, mas foi muito importante conquistar pontos hoje», admitiu, no final, o piloto da Red Bull, que partiu para esta corrida da “pole position”.

Bem menos feliz estava Alonso, forçado a abandonar logo na primeira volta, depois de um ligeiro toque no Lotus do finlandês Kimi Raikkonen, um infortúnio que lança agora, segundo o espanhol, a dupla que lidera o Mundial para um «míni campeonato».

«Não me preocupa esta situação. Antes, por esta altura, já estava a 50 pontos do primeiro. Agora ainda tenho quatro pontos de vantagem. Vamos passar a disputar um ‘míni campeonato’», comentou o espanhol pouco depois de abandonar o circuito nipónico.

Um dos pilotos mais eufóricos após esta corrida era o piloto da “casa” Kamui Kobayashi (Sauber), que terminou em terceiro e subiu pela primeira vez na carreira ao pódio, tornando-se apenas no terceiro japonês, em 60 anos de Fórmula 1, a integrar o trio da frente.

«Foi uma corrida muito dura. Tive uma boa partida, mas tive de lutar muito para segurar o terceiro lugar. Dei tudo o que tinha e foi fantástico subir ao pódio perante todos estes adeptos japoneses», confessou o piloto nipónico.