Lewis Hamilton intrometeu-se hoje no duelo entre Vettel e Alonso e conquistou o Grande Prémio dos Estados Unidos, adiando a decisão do título entre o alemão e o espanhol para a última prova do Mundial de Fórmula 1.

Em Austin, no Texas, o piloto britânico da McLaren, já afastado das contas do título, cumpriu as 56 voltas ao Circuito das Américas em 1:35.55,269 horas, à frente de Sebastian Vettel (Red Bull), a 0,675 segundos, e Fernando Alonso (Ferrari), a 39,299, e somou a quarta vitória na temporada e a 21.ª na sua carreira.

O piloto alemão, atual bicampeão mundial, partiu da “pole position” e liderou grande parte para corrida até 14 voltas do final, altura em Hamilton arriscou com sucesso a ultrapassagem, garantido o comando até final.

«Ele estava mesmo atrás mim e estava com muito mais velocidade que eu. Aproveitou a oportunidade, eu ainda tentei defender, mas não foi possível», explicou Vettel após o término da corrida.

Mesmo assim, o piloto alemão parte para o Grande Prémio do Brasil com mais 13 pontos do que Fernando Alonso e com favoritismo reforçado na luta pelo mundial, além de ter garantido à Red Bull o terceiro título em construtores.

O germânico necessita agora de, pelo menos, terminar a corrida no circuito de Interlagos na quarta posição para garantir o terceiro campeonato consecutivo.

Na luta pelo título continua Fernando Alonso que, com alguma ajuda extra da Ferrari, acabou por subir ao terceiro lugar e terminar a corrida no pódio.

Depois da escuderia italiana ter trocado a caixa de velocidades do brasileiro Felipe Massa, que sofreu uma penalização, o que permitiu que o piloto espanhol ganhasse um lugar na grelha de partida. Alonso arrancou da sétima posição e logo na primeira curva subiu para quarto, acabando mais tarde por beneficiar do abandono do australiano Mark Webber para terminar no pódio.

«Vamos para o Brasil com todas as possibilidade do mundo. Ter perdido apenas três pontos para o Sebastian Vettel acabou por ser muito positivo num fim de semana em que não estivemos rápidos, enquanto ele praticamente voava», considerou o espanhol, campeão mundial em 2005 e 2006.