O alemão Sebastian Vettel foi hoje mais rápido do que o espanhol Fernando Alonso nos treinos livres para o Grande Prémio do Brasil, um «ensaio geral» para a disputa do título de campeão do Mundo de Fórmula 1.

Alheio a esta luta, o britânico Lewis Hamilton (McLaren) foi o mais rápido nas duas sessões e em ambas com o Red Bull de Vettel logo atrás, enquanto Alonso (Ferrari) fez o quinto tempo na primeira e na segunda saída para a pista no circuito de Interlagos, São Paulo.

Na sessão da tarde, Hamilton conseguiu o melhor registo do dia, ao rodar em 1.14,026 minutos, sendo 274 milésimos mais rápido do que Vettel (1.14,300 contra 1.14,126 de manhã), bicampeão em título e líder do Mundial à entrada para a 20.ª e última prova da temporada, com 13 pontos de avanço sobre Alonso.

Com 1.14,592 na segunda sessão, o asturiano foi praticamente três décimos de segundo mais lento do que Vettel e também piorou face ao treino matinal (1.14,392), um mau sinal face às suas necessidades. Para juntar um novo título aos conquistados em 2005 e 2006, Alonso precisa, por exemplo, de ganhar no Brasil e esperar que o alemão fique abaixo do quinto lugar.

Intercalados entre Vettel e Alonso na segunda sessão, o australiano Mark Webber (Red Bull), com o terceiro tempo, e o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), como quarto, mostraram que a prova de domingo pode ser uma corrida de equipa, embora os diversos cenários na luta pelo título sejam favoráveis ao germânico

Sexto mais rápido à tarde, o alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão do Mundo, fará aos 43 anos a sua despedida definitiva em Interlagos, com 308 grandes prémios no currículo, antes de passar o testemunho na Mercedes a Lewis Hamilton.

Para a ocasião, "Schummi" utiliza um capacete laranja com uma mensagem escrita em inglês, especialmente dirigida aos adeptos: "Life is about passions - Thank you for sharing mine" [A vida é feita de paixões - obrigado por partilharem a minha].