A Ferrari pediu explicações à Federação Internacional do Automóvel (FIA) sobre uma alegada ultrapassagem irregular do alemão Sebastian Vettel, durante o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, no qual o piloto da Red Bull se sagrou tricampeão mundial.

A equipa italiana utilizou a sua página oficial de twitter para informar que escreveu uma carta com pedido de esclarecimentos à FIA, um dia depois de o vice-presidente do organismo que superintende a Fórmula 1, o espanhol Joaquín Verdegay, ter dito que a FIA não iria agir por conta própria neste assunto.

Com recurso às imagens de vídeo da prova, fica a dúvida sobre se Vettel ultrapassa o francês Jean-Eric Vergne, piloto da Toro Rosso, quando ainda havia bandeiras amarelas no circuito de Interlagos, o que não é permitido pelas regras da competição.

Se as imagens provarem que o alemão desrespeitou o aviso de bandeiras amarelas, o piloto pode ser penalizado com 20 segundos, o que implicaria passar do sexto para o oitavo posto na corrida do Brasil, o que daria o título ao espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

O piloto alemão terminou a corrida em sexto lugar, posição suficiente para se proclamar o mais jovem tricampeão mundial da história da Fórmula 1, à frente do espanhol da Ferrari, que terminou o campeonato em segundo lugar, a escassos três pontos de distância.

Esta posição da Ferrari não significa ainda que irá recorrer do resultado da prova de Interlagos, sendo que os italianos têm até sexta-feira para formalizar um protesto oficial.