O diretor de corridas das Federação Internacional do Automóvel (FIA) assegurou hoje que a ultrapassagem alegadamente irregular de Sebastien Vettel no Grande Prémio do Brasil foi correta, não vendo razão para penalizar o piloto da Red Bull.

Charlie Whiting afirmou à edição eletrónica da revista alemã Spot Bild que o germânico agiu de forma regular na ultrapassagem ao francês Jean Eric Vergne, piloto da Toro Rosso. «Vettel fê-lo de maneira correta. Ele reagiu a uma bandeira verde que estava 350 metros à frente da última luz amarela», esclareceu Whiting.

O diretor de corridas acrescentou que a FIA «nunca teve dúvidas» acerca da legalidade do movimento, até porque «nenhum dos pilotos se queixou durante a manobra», o que segundo Whiting «é normal em caso de violação das regras».

Também um porta-voz da FIA fechou a porta a qualquer eventual penalização e consequente perda do título ao piloto da Red Bull: «O seu título [de Vettel] não está em perigo, pois não haverá investigações à posteriori», referiu à mesma publicação.

A Ferrari afirmou hoje no seu twitter oficial, que tinha enviado uma carta ao organismo que superintende a Fórmula 1, de forma a ser esclarecida a dúvida da legalidade da ultrapassagem.

A FIA já confirmou a receção da carta da equipa italiana, através de Norman Howell, diretor de comunicações, que em declarações à Associated Press afiançou que os devidos esclarecimentos serão prestados.

«O incidente não foi, num momento inicial, reportado pelos comissários, porque não pareceu haver nada a reportar no momento. Agora que a Ferrari nos enviou uma carta a pedir uma explicação, nós vamos dá-la.», concluiu.

A manobra, a ser considerada ilegal, penalizaria Vettel com perda de 20 segundos em Interlagos, passando do sexto para o oitavo posto na corrida, o que provocaria a perda do título de campeão do Mundo para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Sebastian Vettel sagrou-se no Brasil o tricampeão mundial mais jovem da história, com 25 anos, ao terminar o campeonato do Mundo de Fórmula 1 com 281 pontos, mais 3 que Alonso.