O “patrão” da Fórmula 1 (F1), Bernie Ecclestone, admitiu esta sexta-feira que disciplina rainha do desporto automóvel pode regressar a Portugal já em 2013, para um Grande Prémio a disputar no Autódromo do Algarve, a 21 de julho.

Ecclestone revelou ao jornal austríaco Salzburger Nachrichten que, «para a data que ainda está livre, existe o interesse da França e, agora, também de Portugal, com o novo circuito do Algarve», cuja sociedade gestora está em Processo Especial de Revitalização (PER).

Na resposta à pergunta seguinte à entrevista publicada na edição online do diário austríaco, o dirigente britânico, de 82 anos, observou que «já existem demasiadas corridas na Europa para que ainda se realize mais um Grande Prémio».

Ecclestone tinha dito a 09 de janeiro que o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2013 deverá ser composto por 19 provas em vez das 20 inicialmente previstas, entrevista ao diário austríaco Krone Zeitung.

«A data de 21 de julho vai ficar livre», disse Ecclestone, em referência à data prevista para a realização do Grande Prémio da Europa, que a Áustria pretendia organizar no circuito de Spielberg.

Caso aquelas declarações de Ecclestone se confirmem e a França e Portugal fiquem fora da rota da F1, o Mundial de 2013 deverá contar apenas com a realização de uma prova no período compreendido entre 07 de julho e 25 de agosto, o Grande Prémio da Hungria, a 28 de julho.

Por decisão judicial, a Parkalgar, gestora do Autódromo Internacional do Algarve, viu aprovado um plano de reestruturação financeira, que prevê o perdão de 40 dos 160 milhões de dívida acumulada, ao abrigo de um Processo Especial de Revitalização (PER).

Portugal recebeu um Grande Prémio de Fórmula 1 pela última vezes foi em 1996, no autódromo do Estoril, numa corrida ganha pelo canadiano Jacques Villeneuve.