O espanhol Fernando Alonso venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, quinta prova do campeonato do Mundo, no qual o brasileiro Felipe Massa deu também o terceiro lugar à Ferrari.

No circuito da Catalunha, em Montmeló, onde Alonso somou a segunda vitória da temporada e a 32.ª da sua carreira, depois de ganhar na China, a segunda posição foi para o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus-Ranault).

Com este triunfo, Fernando Alonso ascendeu à terceira posição do Mundial e colocou-se a 13 pontos do líder, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), tricampeão do Mundo, que terminou a prova em quarto lugar.

Alonso, campeão do Mundo em 2005 e 2006, cumpriu as 66 voltas (307,764 km) em 1:39.16,596 horas e terminou com 9,338 segundos de vantagem sobre Raikkonen, tornando-se o quinto piloto em 22 edições deste grande prémio a conseguir vencer sem ter largado da "pole position".

O alemão Nico Rosberg (Mercedes), que partiu da primeira posição, terminou em sexto, atrás do australiano Mark Webber (Red Bull).