A construtora japonesa Honda anunciou esta quinta-feira o regresso à Fórmula 1 em 2015, como fornecedora de motores da equipa McLaren, reeditando uma parceria que entre 1988 e 1991 “serviu” pilotos como Ayrton Senna e Alain Prost.

O diretor executivo da Honda, Takanobu Ito garantiu que o grande objetivo da parceria é ser «a número um» na modalidade. Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, considerou que as duas equipas “vão reviver uma parceria lendária na Fórmula 1”.

«A McLaren e a Honda vão lançar-se numa aventura extremamente excitante. Em nome da escuderia e de todos os que amam a Fórmula 1 estão muito satisfeitos com o regresso da Honda», afirmou Whitmarsh numa conferência de imprensa conjunta.

A Honda, que se estreou na Fórmula 1 em 1964, retirou-se definitivamente em 2008 devido a razões financeiras.

A marca japonesa conta no seu palmarés com 72 vitórias na categoria rainha do automobilismo, seis títulos de campeão mundial de construtores e cinco no mundial de pilotos.

O construtor nipónico já teve uma parceria com a McLaren entre 1988 e 1991, numa altura em que dominou a competição tendo ao seu serviço dois dos maiores nomes da modalidade: o francês Alain Prost (1988-1989) e o brasileiro Ayrton Senna (1988-1992).

Depois de um interregno de oito anos, a Honda regressou à competição em 2000 equipando a equipa BAR. Cinco anos mais tarde a marca japonesa assumiu o controlo total de equipa, que rebatizou com o seu nome, mas em 2008 voltaria a sair de competição.