O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu hoje o Grande Premio da Grã-Bretanha, oitava prova do mundial de Formula 1, disputado no circuito de Silverstone, à frente do australiano Mark Webber (Red Bull) e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

«Esta vitória é muito especial, pois foi conseguida muito perto da nossa fábrica de Brackley [a alguns quilómetros de Silverstone]. Esta é uma recompensa para toda a nossa equipa, que tem trabalhado muito nos últimos meses», disse Rosberg no pódio.

Rosberg sagrou-se vencedor de uma corrida “louca”, neutralizada três vezes pelo “safety car”.

Na 16.ª e na 22.ª voltas, depois de uma série de furos espetaculares e violentos, nos pneus traseiros esquerdos do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), quando liderava a corrida, do brasileiro Felipe Massa (Ferrari) e do francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso).

O líder do campeonato mundial, o alemão Sebastian Vettel foi forçado a desistir na 42.ª volta, devido a uma falha na caixa de velocidades, quando estava à frente de Rosberg, forçando nova entrada do “safety car”.

Webber, que obteve duas vitórias em três anos (2010, 2012) em Silverstone e que vai abandonar a Formula 1 no final da temporada, terminou a apenas sete décimos de Rosberg.

O australiano efetuou uma recuperação fantástica, depois de uma subida desde o 15.º lugar até ao segundo posto, depois de colidir com o Lotus do francês Romain Grosjean logo na primeira volta.

Rosberg e Webber pararam três vezes para trocar os pneus, assim como Alonso, que do 10 º lugar na grelha de partida foi também autor de uma grande recuperação, que lhe permitiu ficar a 21 pontos de Vettel na classificação do Mundial.

O outro herói do dia foi o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que partiu da “pole” frente ao seu público, mas acabou por cair para a 21.ª posição devido ao furo, conseguindo, mesmo assim, terminar no quarto posto.

A nona prova das 19 que compõem o Mundial de Formula 1 disputa-se a 7 de julho no traçado alemão Nurburgring, sede do Grande Prémio da Alemanha.