O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a terceira “pole position” consecutiva no Mundial de Fórmula 1, ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria, 10.ª prova do campeonato.

Hamilton, campeão mundial em 2008, estabeleceu a melhor volta ao circuito de Hungaroring em 1.19,388 minutos (média de 198,665 km/h), batendo por escassos 38 centésimos de segundo o alemão Sebastien Vettel, tricampeão do Mundo e líder do campeonato de 2013, ao volante de um Red Bull.

O piloto britânico efetuou uma volta perfeita mesmo no fim da sessão, conquistando a 30.ª “pole” da carreira, confirmando o desempenho nas duas últimas provas, na Grã-Bretanha e na Alemanha, nas quais também foi o mais veloz na qualificação.

«É um circuito muito exigente, em especial com esta temperatura. Fiquei verdadeiramente surpreendido [com a obtenção da ‘pole position’], porque pensei que o Sebastian [Vettel] iria conquistá-la, uma vez que dominou as sessões de treinos livres», disse Hamilton.

O francês Romain Grosjean (Lotus) obteve a terceira melhor marca, com 1.19,595 minutos, à frente do alemão Nico Rosberg, colega de Hamilton na Mercedes, que foi o quarto mais rápido, com 1.19,720, enquanto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), efetuou apenas o quinto melhor tempo, com 1.19,791.

A corrida do Grande Prémio da Hungria, 10.ª das 19 etapas do Campeonato do Mundo de F1, realiza-se no domingo, no circuito de Hungaroring, nos arredores de Budapeste, com início às 13h00 (hora de Lisboa).

Confirme os resultados