A terceira qualificação para o Grande Prémio da Bélgica foi uma das mais emocionantes desta temporada de Fórmula 1.
Com a chuva a surgir por duas vezes durante nas três rondas de qualificação, Lewis Hamilton conseguiu fazer a melhor volta (2:01,012) no Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgicam ficando à frente dos dois pilotos da Red Bull-Renault Sebastian Vettel e Mark Webber.
No último minuto da terceira ronda da qualificação existiram quatro pilotos que pareciam ter "agarrado" a "pole position" para a corrida de amanhã: primeiro Paul Di Resta (Force India), depois Nico Rosberg (Mercedes) e seguidos dos pilotos da Red Bull-Renault.
O inglês Hamilton, da Mercedes, foi o último piloto a completar a última volta e a conseguir fazer o melhor tempo, garantindo assim o primeiro lugar na grelha de partida e a oitava pole position da época para a Mercedes.
De realçar que todos os pilotos beneficiaram da paragem da chuva nos últimos minutos de qualificação.
Os dois pilotos da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa, ficaram em 9.º e 10.º lugar respetivamente.

Recorde-se que Vettel é o atual líder da classificação geral com 172 pontos, seguido do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) com 134, e que esta tarde ficou-se pela oitava posição, e Fernando Alonso (133).

A corrida está marcada para este domingo às 13 horas.