O patrão da Lotus, Eric Bouiller, assegurou hoje, em conferência de imprensa, que irá saldar antes do final do ano os montantes em dívida ao piloto finlandês Kimi Raikkonen referentes à temporada de 2013.
«É verdade que devemos dinheiro a Kimi [Raikkonen], e é verdade que ele será pago antes do final do ano. Aconteceu o mesmo o ano passado e foi tudo pago a Kimi», respondeu Boullier, quando confrontado com este tema delicado.
Raikkonen tinha afirmado na quinta-feira, em Singapura, no decorrer de uma conferência de imprensa, que o atraso nos pagamentos dos prémios, calculados em função dos pontos conquistados, o levou a deixar a Lotus e voltar à Ferrari em 2014.
O piloto finlandês, campeão mundial em 2007, assumiu ter saído da Lotus por razões monetárias: «Foi por dinheiro que deixei a equipa. Neste momento, não estou a receber o meu salário».
Uma fonte próxima da escuderia revelou que as verbas em atraso não dizem respeito à parte variável do salário, mas sim à parte fixa, que ascende já a alguns milhões de euros.
«É um problema de tesouraria, pois não somos tão ricos como outras escuderias», explicou Bouiller, cuja equipa ficou em quarto lugar no Mundial de Construtores em 2012, graças a Raikkonen, conservando a mesma posição em 2013, com cerca de metade do orçamento da Red Bull, Ferrari e Mercedes, as três que a precedem na classificação.
A Ferrari anunciou a 11 de setembro último ter recrutado Raikkonen para substituir o brasileiro Felipe Massa, a partir de 2014. O piloto finlandês deverá auferir 11 milhões de euros por ano, independentemente do número de pontos que somar na Ferrari ao lado do piloto espanhol Fernando Alonso.