O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) anunciou esta segunda-feira estar «dececionado» por falhar as duas últimas provas do Mundial de Fórmula 1 devido a uma lesão nas costas, que o obrigará a se submeter a uma cirurgia.
«Estou desapontado por não competir nas duas últimas corridas. Assim não poderei lutar para terminar entre os três primeiros, pelo segundo ano consecutivo, e, ao mesmo tempo, ajudar a equipa Lotus no campeonato de construtores», disse o antigo campeão mundial ao jornal finlandês Turun Sanomat.
O piloto finlandês, que já tinha sido operado a uma hérnia discal em 2010, entrará na quinta-feira numa clínica especializada em Salzburgo (Áustria). Após a cirurgia, deverá ficar em estado de repouso durante quatro semanas antes de começar a reabilitação.
Raikkonen é atualmente o terceiro classificado no Mundial de Fórmula 1, atrás do alemão Sebastian Vettel da Red Bull, que já venceu o campeonato esta temporada, e do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipa no próximo ano na Ferrari, sendo que, devido à paragem, poderá ser ultrapassado por quatro pilotos e cair para o sétimo lugar.
Num comunicado no domingo, a Lotus refere que anunciará «em tempo útil» qual será o piloto que substituirá Raikkonen nas duas últimas provas, nos Estados Unidos e no Brasil, a 17 e 24 de novembro, respetivamente.