O tetracampeão do Mundo de Fórmula 1 Sebastian Vettel dominou hoje o Grande Prémio do Brasil, igualando recordes de vitórias, e deixou uma nota de tristeza pelo encerramento da época, que marca o fim do motor V8 na modalidade.

O alemão, que partiu da “pole-position” no circuito de Interlagos (São Paulo), foi surpreendido no arranque pelo compatriota Nico Rosberg, em Mercedes, mas apenas precisou de três quartos de volta para reocupar a posição em que terminou 13 das 19 corridas deste ano.

Um registo de treze vitórias que iguala o feito do compatriota Michael Schumacher na Ferrari em 2004, e que deixa Vettel "triste" pelo fim da temporada.

«Na verdade estou bastante triste que a época tenha chegado ao fim. O carro era fenomenal, cada vez estava melhor», declarou Vettel ainda no pódio da corrida que marca o fim do motor V8 aspirado na Fórmula 1, substituído a partir de 2014 por um V6 turbo.

Vettel, que ao longo do ano não deu hipóteses aos adversários, fez o mesmo no Brasil, completando as 71 voltas de Interlagos em 1:32.36,300 horas, 10,452 segundos à frente do seu companheiro de equipa, o australiano Mark Webber, que hoje se despediu da Fórmula 1.

No terceiro lugar ficou o espanhol bicampeão do Mundo Fernando Alonso (Ferrari), que vê o final da época, e o começo de uma nova etapa nos motores da F1, com uma perspetiva completamente diferente da de Vettel.

«Na próxima época começamos numa direção completamente diferente e esperemos que isso nos dê uma tendência positiva», disse Alonso, que terminou o campeonato de pilotos na segunda posição, o que o levou a dizer na última corrida que, depois de Vettel, era ele «o primeiro dos mortais».

Com o campeonato de pilotos entregue a Vettel e o de construtores à Red Bull Renault, a corrida de Interlagos serviu ainda para a Mercedes garantir o segundo lugar nos fabricantes. A marca alemã terminou o ano com 360 pontos, contra os 354 da Ferrari, beneficiando nesta última corrida de um quinto lugar do alemão Nico Rosberg e um nono lugar do inglês Lewis Hamilton.

Interlagos também representou a última corrida de Filipe Massa pela Ferrari. O brasileiro, que na próxima época conduzirá um Williams, ainda rondou os lugares do pódio, mas foi penalizado com um "drive through" (passagem pelas boxes) por ter pisado uma divisória e terminou na sétima posição.

A corrida brasileira esteve sempre sob ameaça de chuva forte, o que condicionou a estratégia das equipas quanto a pneus. Um dos maiores beneficiados com isso foi o inglês Jenson Button (McLaren Mercedes), que arrancou com pneus duros da 14.ª posição e geriu as paragens para terminar no 4.º lugar.

Com a vitória de hoje, Vettel bateu o seu próprio recorde de vitórias consecutivas numa só época (agora fixado em nove), igualou a marca do italiano Alberto Ascari (que em 52 e 53 conseguiu o mesmo feito, mas em duas épocas) e conquistou a sua 39.ª vitória na carreira.

Vettel está, assim, a duas vitórias da terceira marca histórica de sempre: do brasileiro Ayrton Senna, com 41 vitórias. À frente dos dois apenas o alemão Michael Schumacher, com 91 vitórias, e o francês Alain Prost, com 51.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.