A Federação Internacional do Automóvel (FIA) iniciou esta quinta-feira a procura de novas escuderias de Fórmula 1, disponíveis para integrar o campeonato do mundo da especialidade a partir da época de 2015.
De acordo com o comunicado publicado hoje, a primeira fase do processo de seleção consiste em «expressar o seu interesse» antes de 03 de janeiro de 2014
Se a candidatura for aceite pela FIA, respeitando «o interesse a longo prazo do campeonato do mundo» de Fórmula 1, a entidade permitirá às escuderias inscreverem-se por um período igual a cinco ou seis épocas, ou seja, de 2015 ou 2016 até ao final da época de 2020.
A última vez que a FIA procurou novas escuderias, em 2010, recebeu 15 candidaturas, antes de eleger três: Campos, rebatizada de seguida HRT e desaparecida no final de 2012, Caterham e Marussia (ex-Virgin), ainda no circuito, mas com resultados desastrosos.
«Os termos precisos do processo de seleção, assim como os critérios de seleção, as datas limites e as obrigações jurídicas serão comunicados aos candidatos registados antes de 03 de janeiro de 2014 pelo secretariado da FIA», precisa o comunicado.
Segundo a revista especializada Autosport, o apelo a candidaturas num prazo tão curto deixa antever que a federação internacional já tem candidatos em reserva.
Certas escuderias podem substituir ou mesmo fundir-se com as equipas existentes que enfrentam atualmente graves problemas de tesouraria, como a Williams, a Sauber, a Lotus, entre outras.
Uma outra solução em estudo, nos bastidores da Fórmula 1, para diminuir os custos e compensar os efeitos da crise económica seria diminuir o número de escuderias, permitindo às existentes alinhar com três viaturas cada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.