O britânico Bernie Ecclestone, que gere os direitos comerciais da Fórmula 1, vai ser julgado por corrupção na Alemanha em finais de abril, anunciou hoje um tribunal de Munique.

Ecclestone, de 83 anos, é acusado de ter subornado com 35 milhões de euros um ex-banqueiro alemão, Gerhard Gribkowsky, no decorrer da venda dos direitos de exploração comercial da Fórmula 1 ao fundo de investimento britânico CVC.

Gribkowsky foi encarregado em 2006 pelo banco público BayernLB, a cujo conselho de administração pertencia, de vender a participação que a instituição tinha na Fórmula 1, operação em que teve de trabalhar diretamente com Ecclestonne.

Ecclestone recebeu do banco uma comissão de 66 milhões de euros pela venda da participação à CVC, mas entregou 35 milhões de euros a Gribkowski.

Gribkowski, que não declarou esta soma, foi condenado a oito anos e meio de prisão por corrupção e fraude fiscal. No decorrer do processo, Gribkowski disse que o montante tinha sido um suborno de Ecclestone.

Ecclestone negou sempre as acusações e assegura que não fez nada de ilegal.

O caso do tribunal de Munique gira em torno de conseguir provar que Ecclestone sabia que Gribkowsky era empregado de banco público e que, por isso mesmo, não poderia receber comissões.

O fundo de investimento CVC comprou os direitos da F1 por 640,5 milhões de euros ao banco público bávaro Bayern LB, que os detinha após a falência do grupo de media Leo Kirch.