A Mercedes afirmou que se vai abster da luta entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg pelo primeiro lugar do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. O anúncio da equipa alemã surge depois da recusa das ordens de equipa de Lewis Hamilton.

Durante o Grande Prémio da Hungria, o piloto britânico, na altura, na terceira posição, recebeu ordens para se deixar ultrapassar pelo colega de equipa, Nico Rosberg, que ainda tinha mais uma paragem nas boxes. Hamilton, que está em segundo lugar da classificação geral, não obedeceu e afirmou que Rosberg poderia passar para a frente se fosse mais rápido do que ele. Tal não se verificou e Hamilton acabaria por ganhar pontos face a Rosberg.

Posto isto, a equipa alemã decidiu colocar-se à margem e não dar mais nenhuma ordem de equipa durante a segunda parte do Campeonato do Mundo de fórmula 1. A Mercedes está praticamente segura de que vai ser campeã na vertente de construtura e põe nos volantes dos seus dois pilotos a decisão sobre quem será o piloto campeão do mundo.

“Chegámos a um ponto onde as lógicas de início de época já não funcionam, porque não podemos pedir a um dos nossos pilotos para ceder a posição e colocar em causa os seus objetivos apenas para beneficiar a equipa”, afirmou Toto Wolf, o diretor desportivo da Mercedes.

Os dois pilotos da Mercedes lideram o campeonato. Rosberg é primeiro com 202 pontos. Hamilton está bem perto com apenas 11 pontos de atraso. O terceiro lugar do pódio é de Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull Renault venceu o Grande Prémio da Hungria e segue com 131 pontos acumulados.