O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) reforçou a sua liderança do mundial de Fórmula 1 ao ganhar este domingo o Grande Prémio do Japão, que ficou marcado pela chuva e pelo abandono do piloto espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

O seu companheiro de equipa e rival, o alemão Nico Rosberg, ficou em segundo lugar e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) terminou a prova na terceira posição.

A corrida, que foi disputada debaixo de intensa chuva, iniciou-se atrás do carro de segurança e terminou quando ainda faltavam cumprir seis das 53 voltas previstas e depois de a bandeira vermelha ter sido levantada pela segunda vez após um acidente muito grave com o francês Jules Bianchi. O piloto da Marussia foi levado inconsciente para uma unidade hospitalar, e ainda não há notícias sobre o seu estado de saúde.

Quando faltam quatro corridas para o fim do mundial, Hamilton - que arrecadou o seu oitavo triunfo do ano - lidera com 266 pontos, mais 10 que Rosberg, que em Suzuka partiu da pole position.

No Mundial de Construtores a Mercedes lidera com larga vantagem:

Mercedes 522 pts, Red Bull 332 pts, Williams 201 pts, Ferrari 178 pts , Force India 122 e McLaren 121 pts.

O Grande prémio do Japão de Formula 1 foi interrompido com bandeira vermelha uma primeira vez logo após as duas primeiras voltas. A quantidade de água e a saída de pista do piloto sueco Marcus Ericsson (Caterham) estiveram na origem da interrupção. Quando esta tinha acabado de recomeçar quando Fernando Alonso teve de abandonar o seu Ferrari, que ficou imobilizado.

*atualizado 9h41