A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou hoje que no sábado vai propor às equipas do Mundial de Fórmula 1 uma limitação de velocidade quando, durante uma corrida, haja dupla bandeira amarela, sinal de precaução.

O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, defendeu numa conferência de imprensa no circuito de Sochi, onde no domingo terá lugar o Grande Prémio da Rússia, que os monolugares deveriam ter um sistema de controlo de velocidade para ser usado quando as duas bandeiras amarelas são mostradas, em vez de deixar a redução ao critério dos pilotos.

"Estamos a trabalhar num sistema sofisticado que permita reduzir automaticamente a velocidade dos pilotos, em determinados momentos e em determinadas posições dos circuitos nas que se apliquem as bandeiras amarelas. Será mais um controlo de velocidade do que uma limitação desta”, esclareceu.

A FIA fez esta proposta na sequência do grave acidente sofrido pelo francês Jules Bianchi no domingo passado no GP do Japão. O piloto, que continua em estado grave, saiu de pista com dupla bandeira amarela e colidiu com violência contra uma grua que estava a retirar o carro do alemão Adrian Sutil.

Depois de analisar o relatório do acidente, a entidade que tutela a Fórmula 1 reconheceu que é necessário controlar melhor a velocidade dos monolugares em zonas acidentadas.

Whiting acrescentou que a FIA vai repensar a sua forma de atuar nos acidentes em que seja preciso recorrer às gruas para retirar os carros da pista e garantiu que este fim de semana em Sochi tudo será feito com “cuidado extremo”.

No entanto, apoiado por um vídeo, o responsável explicou que, no entender da entidade, os comissários do GP do Japão atuaram corretamente, referindo que o "safety car" não interveio enquanto o monolugar acidentado do alemão Adrian Sutil estava a ser retirado, porque este se encontrava “fora de pista” e “longe do traçado”.

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